30.01.2018

Fatos/máscaras dos grupos carnavalescos que têm participado no "Carnaval de Torres" estão em exposição na Galeria Municipal

Fatos utilizados por grupos de mascarados nas últimas décadas no "Carnaval de Torres" podem ser observados numa exposição que está patente na Paços – Galeria Municipal até ao próximo dia 18 de fevereiro.

30 fatos/máscaras constituem esta mostra - intitulada “Entre Trapos e Foliões” e organizada pela Real Confraria do Carnaval de Torres -, sendo que cada um é acompanhado de uma fotografia que identifica o grupo respetivo e ainda de uma breve história sobre o mesmo e sobre a máscara.

A inauguração desta exposição encheu a sala 2 da Paços no sábado, dia 27 de janeiro, tendo a mesma se iniciado com uma atuação do grupo Rufos&Roncos na Praça do Município. Na ocasião usaram da palavra o chanceler da Real Confraria do Carnaval de Torres, António Miranda, tal como o presidente e a vereadora do Turismo da Câmara Municipal, Carlos Bernardes e Ana Umbelino, respetivamente, em cujas intervenções se ligou a exposição à visita efetuada nesse dia às obras do Centro de Artes e Criatividade e aos festejos carnavalescos que estão prestes a iniciar-se na cidade.    

De referir que esta exposição constitui-se como uma forma de reconhecer e homenagear o trabalho e dedicação de muitas associações e grupos carnavalescos que nos meses que antecedem o "Carnaval de Torres" trabalham arduamente para esta grande festa nacional, criando indumentárias adequadas ao tema respetivo.